A partir desta quarta-feira, dia 13, Blumenau incorpora o título de Capital Nacional da Cerveja, ao receber a 11ª edição do Festival Brasileiro da Cerveja. O evento ocorre no Parque Vila Germânica entre quarta e sábado, dias 13 e 16. Festival_geral_site.jpgFoto: Daniel Zimmermann

A edição de 2019 conta com 116 cervejarias, que juntas terão mais de 800 rótulos a disposição para quem passar pelos setores 1 e 2 do Parque Vila Germânica. O Festival Brasileiro da Cerveja é considerado o maior evento cervejeiro da América Latina.

“O Brasil é hoje o 3º maior mercado consumidor de cerveja em todo o mundo. Nossa estrutura já está pronta e a altura para receber os visitantes que nos colocam neste patamar”, afirma o secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Ricardo Stodieck. Na ocasião, cervejeiros, especialistas e consumidores poderão degustar mais de 800 rótulos, das 116 cervejarias que estão presentes no evento, além de aproveitar uma variada programação artística e cultural, palestras e opções gastronômicas.

A presidente da Santur, Flavia Didomenico, acompanhou o governador Carlos Moises na palestra de abertura do evento, realizada no dia 13, com Bob Pease, CEO da Brewers Association, grupo comercial norte-americano com mais de 7.200 cervejarias interessadas na promoção de cerveja artesanal e homebrewing.

Além de acompanhar a palestra, Flavia e Moises visitaram no Festival o estande que promove SC como destino cervejeiro do Brasil. Por meio do projeto, lançado em 2018 por meio de uma parceria entre Sebrae-SC, Fampesc e Santur, foram criados roteiros de experiência cervejeira pelos destinos turísticos do Estado. A ideia é aliar a cultura cervejeira à cultura local e aos principais atrativos de cada destino de estado.

Além do festival, acontece paralelamente a 4ª Feira Brasileira da Cerveja, no Setor 3 do Parque Vila Germânica. Em uma área de seis mil m², empresas de todo o Brasil e do exterior expõem máquinas, insumos e serviços voltados à cadeia produtiva da cerveja. 

Flavia_e_governador_Festival_Cerveja.jpegFoto: Ana Paula Flores (Ascom/Santur)

O Festival e a Feira são organizados pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e Parque Vila Germânica, em parceria com a Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura – Ablutec. Com o patrocínio do Angeloni, Agrária, Memo e Beviale Family. Informações sobre ingressos e a programação estão disponíveis no site.

7º Concurso Brasileiro de Cervejas
Com o objetivo de elevar e promover a qualidade da cerveja brasileira, nos dias que antecedem o Festival, é realizado o Concurso Brasileiro de Cervejas. Considerado o mais importante da América Latina e um dos cinco principais do mundo e o terceiro do planeta em quantidade de rótulos inscritos.

Na terça-feira, dia 12, após passarem pela avaliação de 116 jurados brasileiros e estrangeiros, os melhores rótulos de diversos estilos foram premiados em cerimônia no Bela Vista Country Club, em um evento exclusivo para convidados. Em 2019, o Concurso contou com 3.115 rótulos inscritos, um acréscimo de 8% em relação à edição anterior. Ao todo, foram 505 cervejarias participantes. Veja os premiados aqui.

 

Texto: Assessoria de Comunicação da Santur, com informações de Diorgnes Saldanha Lima.