O colunista de gastronomia e enologia do jornal O Globo, Pedro de Mello e Souza, está em Santa Catarina para conhecer os vinhos da Serra Catarinense. Ele visita o estado a convite da Santur, que contou ainda com apoio da Secretaria de Turismo de São Joaquim. Visita_Vinícola_Pedro_de_Mello_e_Souza.jpeg O proprietário da Leone di Venezia, Saul Bianco, apresenta os vinhos ao colunista Pedro de Mello e Souza

No domingo, dia 26, Pedro participou de um exclusivo almoço harmonizado na loja da Abreu Garcia, em Florianópolis. A presidente da Santur, Flavia Didomenico, acompanhou a visita. O menu, criado por meio de uma parceria entre pesquisadores do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e o programa de alimentação sustentável da UNESCO, contou com ingredientes exclusivos do bioma Mata Atlântica da região Serrana de Santa Catarina.

O cardápio contou com pinhão, vinagrete de araçá e goiaba-serrana, ravióli de queijo serrano e poejo, ragu de pastrami Hereford e raspas de casca d’anta. De sobremesa, sponge cake de mel da serra, sorvete de coalhada, gel de jabuticaba, crocante de uvaia e araçá amarelo.

Feito com ingredientes exclusivamente serranos, o cardápio foi idealizado pela pesquisadora Fabiana Mortimer (IFSC) e pelos chefs Pedro Soares e Fabrício Kleis, que fazem parte do programa Cidade Criativa UNESCO/ONU de Gastronomia, título que Florianópolis recebeu em 2014. Como explica Fabiana, o objetivo principal da ação é valorizar produtos locais ao desbravar a sociobiodiversidade da floresta.

Almoço_harmonizado_Abreu_Garcia_Saul_Oliveira.jpeg Equipe responsável pelo almoço harmonizado, com os convidados, o jornalista Pedro Mello e a presidente da Santur, Flavia Didomenico

De acordo com o pesquisador da UFSC/UFFS Gil Karlos Ferri, o bioma Mata Atlântica é um dos mais ricos do mundo em biodiversidade e potencialidade gastronômica. “Essa experiência enogastronômica com ingredientes exclusivos da região serrana comprova esse potencial. O aproveitamento de espécies nativas na culinária é também uma estratégia para a preservação e valorização do bioma".

No roteiro previsto, o jornalista visitou seis vinícolas da Serra: Abreu Garcia (Campo Belo do Sul), Thera (Bom Retiro), Villa Francioni, Vinhedos do Monte Agudo, Villagio Basseti e Leone di Venezia, em São Joaquim. A Santur agradece o apoio de todos os envolvidos do trade, além das vinícolas, o São Joaquim Park Hotel e os restaurantes: Pequeno Bosque, Tuchos Pizzaria, Churrascaria Schlichting e Rota 49.

 

Fotos: Saul Oliveira Filho