O desenvolvimento da economia do turismo foi tema de uma palestra da presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de SC (Santur), Flavia Didomenico, durante reunião do Conselho de Turismo da Serra Catarinense (Conserra), na tarde desta terça-feira, 18, em Lages. Gestores e empresários do turismo de 12 cidades da região participaram do encontro. Palestra_Conserra_Lages_01.jpeg

Um dos temas abordados foi o potencial de aumento da comercialização e a importância da integração entre as cidades para desenvolver o turismo regional.

A presidente destacou a importância de a região conhecer o índice de ociosidade de seus meios de hospedagem: "Há muito a ser explorado, milhares de diárias que não estão sendo comercializadas. Em todo o Estado temos um potencial de faturamento subutilizado em função da ociosidade que ultrapassa o R$ 1,25 bilhão anual", pontua ela. Para melhorar esse aspecto algumas ações são fundamentais, como a organização do trade para estabelecer um percentual de desconto para negociação em escala para operadoras de turismo. Esses dados são decorrentes das reuniões de trabalho do Consórcio de Integração Sul Sudeste (Cosud), criado este ano para reunir gestores públicos estaduais de diversas áreas da economia para ações conjuntas.

Palestra_Conserra_Lages_02.jpeg

Outro aspescto abordado foi a necessidade de investimento em infraestrutura, que envolve paisagismo, embelezamento das cidades e sinalização de atrativos. Ao final da reunião a Santur solicitou que a região atenda duas demandas essenciais para ofertar a grandes operadoras produtos turísticos qualificados: elaboração de portfólio de produtos e serviços para comercialização e o mapeamento das necessidades de infraestrutura da Serra.

De acordo com a presidente, a ideia é levar a abordagem do índice de ociosidade em visitas itinerantes da equipe da Santur para outras regiões turísticas de Santa Catarina.

Participaram do evento gestores de turismo e empresários do trade de 12 cidades da região, representantes da Associação de Municípios da Região Serrana (Amures), CDL, Sebrae e PM de Lages, além do diretor de marketing da Santur, Ramon Fernandes e da gerente de políticas públicas, Ana Paula Schweitzer.

 

Fotos: Saul Oliveira Filho (Ascom/Santur)

Informações adicionais para a imprensa:
Ana Paula Flores
Assessoria de Comunicação
Santur - Agência de Desenvolvimento do Turismo de SC
(48) 3212- 6311/(48) 98844-1240