A Secretaria Municipal de Turismo e Eventos lançou, nesta quarta-feira, 19, o Plano Municipal de Turismo da cidade. A solenidade na Câmara de Vereadores de Itajaí marcou o reposicionamento turístico do município em Santa Catarina e ao Brasil. A intenção é firmar o turismo como um dos pilares do desenvolvimento econômico da cidade com ações planejadas. Plano_de_turismo_Itajaí_01.jpeg Fotos: Saul Oliveira Filho (Ascom/Santur)

“O turismo é encarado por nós como importante vertente comercial em Itajaí, é fonte de renda para milhares de pessoas. Andamos de mãos dadas com a cultura itajaiense, que recebe investimentos e nós divulgaremos ainda mais nossa cultura para todo o Brasil”, argumenta Evandro Neiva, secretário de Turismo e Eventos de Itajaí.

A partir de oficinas e palestras com a participação popular, o documento foi estruturado pelo Senac/SC para debater temáticas do Poder Público, a sociedade e o Conselho Municipal de Turismo. Depois desse lançamento, o próximo passo é a elaboração de um projeto de lei para que o Plano Municipal de Turismo seja aplicado. Essa etapa aguarda tramitação para ocorrer.

“Itajaí despertou positivamente e com ótimo nível de profissionalismo. É gratificante enxergar essa estruturação de planos e produtos turísticos en uma cidade protagonista dentro de Santa Catarina e do Brasil”, destaca Flavia Didomenico, presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur).

A expectativa é de que, no prazo de até 10 anos, uma série de iniciativas do documento sejam realizadas. As ações sistemáticas contarão ainda com o auxílio de outras Secretarias municipais, de acordo com a necessidade de cada projeto.

Plano_de_turismo_Itajaí_02.jpeg

Palestra e novo vídeo
O evento também contou com a palestra “Planejamento e Posicionamento Municipal do Turismo”, com o Dr. Alexandre Biz. O professor do Departamento de Engenharia do Conhecimento da UFSC abordou questões centrais sobre a importância de existir um planejamento do turismo em Itajaí.

Além disso, houve a entrega do novo vídeo turístico que aborda o momento que Itajaí vive. O material exibe cenas das praias, pontos turísticos e gastronomia, bem como os principais eventos realizados na cidade: Marejada, Natal Encanto e a Volvo Ocean Race.

Informações: Assessoria de Comunicação da Prefeitura