O mês de junho de 2019 foi significativo para a história da Santur. Além da aprovação da lei (LC 741/2019) que criou a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina – alterando a personalidade jurídica do órgão da administração indireta do Governo, a Santur mudou de endereço, passando a ocupar um espaço do Governo de 960 m², no Itacorubi. asite_IMG_4970.jpg

A equipe do órgão foi recepcionada no auditório da nova sede, na tarde de terça-feira, 25, pela presidente Flavia Didomenico, que comentou a importância deste novo momento de integração: “Neste novo órgão estamos recebendo funcionários da Santur e servidores da extinta Secretaria de Turismo. Foram seis meses trabalhando para que essa união se efetivasse. Nosso desafio agora é alcançar uma gestão assertiva, planejando e executando o trabalho com eficiência, compreendendo o turista e o mercado, com o Governo e o Trade trabalhando em conjunto”, afirma.

Depois de toda a equipe se apresentar indivualmente, foi realizada uma palestra com a assessora especial e coach Mariléia Martins, que abordou a importância de cada indivíduo deixar uma marca positiva no ambiente em que vive, tornando-se inspiração para aqueles que o cercam: “Nossa vida é feita de escolhas e consequências e a forma como encaramos e conduzimos esse processo causa um impacto ao nosso redor. O nosso desafio é impactar de forma positiva”, pontuou a profissional.

aSite_IMG_4989.jpg

História do órgão
Além da mudança, esta semana a Santur celebra mais de 40 anos de existência. A história do órgão inicia em 1968, com o Departamento Autônomo de Turismo (Deatur). Paralelamente a esse órgão, o governo do Estado mantinha uma estrutura de apoio ao turismo junto ao extinto Banco do Estado de Santa Catarina (Besc), denominada de Besc Empreendimentos e Turismo S/A. Em 1974 foi alterado seu nome para Besc Turismo S/A e, posteriormente, em 1975, foi extinto o Besc Turismo e criada a Empresa de Turismo e Empreendimentos de Santa Catarina (Turesc), reconhecida pelo governo estadual como empresa de economia mista.

No dia 28 de junho de 1977, resultante da fusão da Turesc e da Citur/Rodofeira de Balneário Camboriú, surge a Companhia de Turismo e Empreendimentos de Santa Catarina (Citur). Esse nome perdurou até 28 de outubro de 1987, quando, a fim de promover uma maior relação com o nome do Estado, passou a denominar-se Santa Catarina Turismo S/A (Santur).

A presidente reforçou que se sente honrada em poder dar seguimento ao legado de trabalho e conquistas da Santur: “Nosso Estado exerce protagonismo no cenário do turismo nacional e na América do Sul e isso se deve à valiosa contribuição de toda equipe que atuou e atua no órgão”, finaliza Flavia.

Texto: Ana Paula Flores (Ascom/Santur)

Fotos: Saul Oliveira Filho (Ascom/Santur)