A Temporada de Observação de Baleias Franca no litoral sul de Santa Catarina foi oficialmente aberta neste mês de julho. O evento de lançamento aconteceu nesta quinta-feira, 11, em Imbituba, com a palestra de Pedro Bertolucci, responsável pelo modelo de sucesso que projetou o município de Gramado, no Rio Grande do Sul. Flavia_Didomenico_credito_Gisele_Elis.jpg

O ex-prefeito da cidade gaúcha falou sobre as estratégias que transformaram Gramado em um dos destinos mais visitados do Brasil. Destacou a importância do envolvimento de toda comunidade e o espírito participativo no desenvolvimento de um roteiro turístico.

De acordo com a Gerente de Projetos do Sebrae/SC, Juliana Ghizzo, esse evento reflete a organização do trade turístico, sendo uma importante forma de divulgação desse novo produto, voltado a melhorar a sazonalidade da região durante o inverno. "O mercado está respondendo bem, já temos grupos fechados com operadoras do Rio Grande do Sul e isso demonstra como o destino Rota da Baleia Franca é importante para o território", destacou.

Com apoio do Sebrae/SC e Prefeituras de Laguna, Imbituba e Garopaba, a Rota da Baleia Franca se transformou em um novo produto turístico que começa a movimentar a economia da região durante os meses de baixa temporada. “Nessa segunda fase do projeto queremos divulgar a região e mostrarmos para o Brasil e para o mundo a belíssima região que temos. São três municípios que se integram e fazem seus planejamentos juntos, fortalecendo toda região”, salientou Murilo Gelosa, Gerente Regional Sul do Sebrae/SC.

Com a mesma linha de pensamento, a presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de SC (Santur), Flavia Didomenico, frisou a importância de os municípios se unirem para consolidação desse destino.
A Baleia Franca, além de ser um espetáculo único da natureza, tem grande potencial para agregar o turismo da região sul, segundo o prefeito de Imbituba, Rosenvaldo Júnior. “Para termos um turismo sustentável ele precisa se manter viável o ano inteiro. Só depende de nós vender um bom roteiro de ecoturismo”, complementou durante a abertura.

Inovar e se renovar constantemente, para Bertolucci, é uma das condições para um produto turístico se manter no mercado, além da necessidade de investimentos em promoções, eventos, na estruturação hoteleira, gastronômica e de compras.
O evento foi promovido pela Prefeitura de Imbituba, com apoio do Sebrae Santa Catarina, Prefeituras de Laguna e de Garopaba, em parceira com o ICMBIO, Instância de Governança Encantos do Sul, OAB, Associações Comerciais de Laguna, Imbituba e Garopaba.

Berçário de baleias franca
O litoral sul de Santa Catarina, especialmente Laguna, Imbituba e Garopaba, é o único berçário de baleias franca do Brasil. Nessa época do ano, esses cetáceos migram das Ilhas Geórgias do Sul, na Antártida, em busca de águas mais quentes e calmas para se reproduzir, parir e amamentar seus filhotes.

Na temporada de 2018, o Instituto Australis registrou 284 baleias francas, o maior número dos últimos 31 anos. Este ano as primeiras baleias foram registradas nesta semana, nas Praias de Ibiraquera e Ribanceiral, em Imbituba.
Rota da Baleia Franca.

A Rota da Baleia Franca é fruto de um projeto desenvolvido pelo Sebrae com apoio das Prefeituras de Garopaba, Imbituba e Laguna. Atualmente, é coordenada pelos empresários, através do Núcleo Rota da Baleia Franca, desenvolvido pela Federação das Associações Empresariais de SC (FACISC), com suporte das Associações Empresariais de Garopaba, Imbituba e Laguna.

Informações e foto:
Gisele Elis