A exposição Memória da Aéropostale, realizada pela AMAB – Associação Memória da Aéropostale no Brasil e o Raide Latécoère com o apoio do Museu Histórico de Santa Catarina, da FAPESC, Santur e Secretaria Municipal de Educação é uma mostra que permite descobrir ou revisitar a história de um dos mais belos capítulos da aviação mundial: a da companhia francesa de correio aéreo, conhecida como Latécoère e Aéropostale.

A abertura da exposição acontece no dia 05 de maio, às 19h30, no Palácio Cruz e Souza, sala Martinho de Haro.

Criada por Pierre-Georges Latécoère em 1918, na cidade de Toulouse, na França, a empresa de correio aéreo desafiava todas as condições da época e fazia com que pilotos heróicos atravessassem as montanhas da França, o deserto do Saara e posteriormente as florestas e intempéries da América do Sul para entregar o correio. Sem contar a travessia do Oceano Atlântico, em 1930.  Somente no Brasil, a companhia possuiu 11 escalas, de norte a sul: Natal, Recife, Maceió, Caravelas, Vitória, Rio de Janeiro, Santos, Florianópolis, Porto Alegre e Pelotas, além da base de hidraviões em Fernando de Noronha.
Entre as escalas, Florianópolis se destaca pelo fato de ter ainda conservado, no Campeche, o antigo terreno de pouso e o casarão dos pilotos, dito “popote”, cujo restauro o Ministério da Cultura já aprovou.  Além disso, permeiam a história da cidade os relatos dos nativos, endossados pelos documentos de franceses, da passagem de um dos mais famosos pilotos da Companhia Aéropostale: Antoine de Saint-Exupéry, também escritor e autor do best-seller mundial, O Pequeno Príncipe (1943).
Por fotos, totens, maquetes de aviões, mapas da época, o visitante da exposição “Memória da Aéropostale” terá a oportunidade de conhecer mais detalhes dessa história que une a França e o Brasil e está na gênese da própria Air France, companhia que se formou pela fusão de cinco outras empresas, entre as quais, a Aéropostale.
A abertura da exposição contará com a presença de seis aviadores franceses que realizam o Raide Latécoère com o intuito de celebrar a memória dos grandes pioneiros da aviação e lançar, no Brasil, o projeto de tombamento da rota da antiga Aéropostale pela UNESCO. Em dois aviões, o Raide Latécoère faz um programa em cinco cidades brasileiras: Pelotas, Florianópolis, Santos, Rio de Janeiro e Natal. Em todas, visita os eventuais vestígios da antiga companhia e faz o inventário dos mesmos para o dossiê de tombamento, além de abrir exposições temáticas que reavivam a história dessa epopéia aérea.

Foto: Museu Histórico de Santa Catarina

ONDE