Nem se quisesse, Santa Catarina poderia fugir da sua vocação para o turismo. O Estado, por si só, é um equipamento turístico, com opções para todos os gostos, da praia à neve. Como seria impossível excluir o setor do debate sobre o desenvolvimento catarinense, o segundo encontro do Cresce SC, nessa quarta-feira (28 de maio) falará dos desafios atuais do turismo no Estado.

As inscrições podem ser feitas com email informando nome, email e telefone enviando um email para rsvp@diario.com.br, pelo telefone (48) 3216- 3474 ou direto no site clicando aqui.

De acordo com pesquisas da Santur, a alta temporada vem perdendo visitantes. Em 2013, nos meses de janeiro e fevereiro, Santa Catarina recebeu 3,8 milhões de turistas nacionais e estrangeiros, 21,2% menos que em 2012. Enquanto isso, os hotéis da Serra têm registrado lotação máxima nos feriados e meses frios e investido em qualificação da estrutura. 

Segundo Valdir Walendowsky, presidente da Santur, as cidades catarinenses precisam investir em planejamento turístico, respeitando suas peculiaridades. Nesse conceito, não importa se o município é pequeno. Ao contrário, o que se quer é fugir de equipamentos iguais aos outros, que se transformem em commodities turísticas. 

Walendowsky ressaltou ainda que o Litoral, um destino turístico consolidado no Estado, precisa se reinventar, criando equipamentos mais atraentes. Entre eles, estaria o transporte marítimo, que ao mesmo tempo ajudaria a preencher gargalos de mobilidade urbana nas cidades.  

 

Turismo: qualificação para o crescimento
Dia 28 de maio — quarta-feira
Horário: 14h
Local: Fiesc —  Rodovia Admar Gonzaga, 2765 - Itacorubi, Florianópolis - SC, 88034-001

Palestrante-chave: Anita Pires, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Eventos (Abeoc) e considerada uma das 25 personalidades brasileiras mais influentes do turismo pela revista especializada Panrotas

Debatedores

João Eduardo Amaral Moritz, presidente do conselho deliberativo da ABIH-SC
Marco Aurélio M. Floriani, presidente do Convention and Visitors Bureau de Florianópolis
Valdir Walendowsky, presidente da Santur

Mediação: Moacir Pereira, colunista do Diário Catarinense