A festa da Quermesse foi criada no ano de 1999 como uma festa de interação social, idealizada em conjunto pela Prefeitura Municipal de Garopaba e a Ação Social da Paróquia de São Joaquim. A idéia central da festa era reunir em uma festa a reafirmação de uma identidade herdada da cultura açoriana com o compromisso de responsabilidade social. No ano de 2011 somou-se a festa da Quermesse, que estava em sua décima terceira edição, a primeira festa do Bacalhau Brasileiro.

O evento "Quermesse e a Festa do Bacalhau Brasileiro” foi pensado com o objetivo de auxiliar no combate ao turismo sazonal. Atualmente o pico do fluxo turístico da cidade concentra-se exclusivamente nos meses de verão. Por isso o foco escolhido foi a valorização daquilo que é local. Mostrar a importância da atividade pesqueira artesanal, colocar um dos seus pescados, a “abrótea” – “bacalhau brasileiro”, em evidência para chamar a atenção enquanto produto de mercado. Com as apresentações busca-se mostrar a beleza da multiculturalidade da nossa região. Com todos estes elementos mostramos ao turista o que Garopaba tem para oferecer além das belezas naturais. Além disso, a festa serve como principal fonte de renda para as entidades sociais que participam com barracas na festa.

Durante os cinco dias de evento acontecerão apresentações artísticas, culturais e shows musicais. Paralela às apresentações, os visitantes podem entrar em contato com a gastronomia local, entre elas o “bacalhau brasileiro”, conhecido como "abrótea", um pescado abundante em nossa região nos meses de inverno que possibilita uma grande variedade de formas de ser apreciado. Todos os anos, em torno de 22 entidades sociais de Garopaba responsabilizam-se pelo fornecimento dos alimentos e bebidas da festa. O evento é gratuito

Marcus Israel
Diretor de Marketing e Eventos