Enoturismo / Rota da Cerveja

Enoturismo: Conhecer vinícolas e degustar bons vinhos e espumantes são programas que estão ganhando espaço com o crescimento do enoturismo em Santa Catarina. Os visitantes podem acompanhar o cultivo nos vinhedos, a produção do vinho, participar de seções de degustação e, dependendo da época, assistir à colheita da uva durante visitas programadas e guiadas. Duas regiões catarinenses se destacam nesse segmento: o Vale do Contestado, com o Roteiro Vale da Uva e do Vinho (Videira, Tangará e Pinheiro Preto), e a Serra Catarinense, onde estão localizadas algumas das mais respeitadas vinícolas do Brasil (São Joaquim, Lages e Urubici). Santa Catarina se destaca na produção de vinhos finos de altitude obtendo excelente classificação entre os melhores da EXPOVINIS, a maior feira de vinhos da América Latina. Podemos encontrar vinícolas também na Região Encantos do Sul e Vale Europeu.

Rota das Cervejas: Enquanto os imigrantes italianos estão ligados à produção de vinho, os alemães são conhecidos por sua tradição cervejeira. Nos municípios de colonização predominantemente germânica há diversas fábricas e cervejarias artesanais. Blumenau destaca-se na atividade desde sua fundação e hoje possui cervejarias que seguem a Reinheitsgebot (Lei Alemã da Pureza, de 1516), que limita os ingredientes da cerveja a água, lúpulo, malte (de cevada ou trigo) e fermento (levedura), e proíbe o uso de quaisquer conservantes ou cereais não maltados na fabricação da bebida. Visite as principais fábricas e cervejarias artesanais de Santa Catarina, conheça de perto o processo de produção da bebida e experimente diversas versões de cervejas e chopes.

Vale Europeu

Brusque


Cervejaria Zehn Bier
Fundada em 2003, produz cervejas Pilsen, Heller e Porter, sem filtração, preservando o sabor artesanal europeu tradicional. Agendar visita.
Rua Benjamin Constant 26 - São Luiz.
Fone: (47) 3351-6685.
www.zehnbier.com.br


Indaial


Cervejaria Heimat
Endereço: Rua Mal. Deodoro da Fonseca, 1498 – Tapajós
Contatos:  47 3333-1793 / www.cervejariaheimat.com.br - falecom@cervejariaheimat.com.br


Guabiruba



Cervejaria Kiezen Ruw

É uma cervejaria artesanal, catarinense, que produz cervejas capazes de surpreender os apreciadores deste valioso líquido. A fábrica localizada no bairro Planície Alta, em um local bucólico entre as árvores e cachoeiras, produz cervejas Lagers e Ales, dos tipos, bock, Pilsen, APA, ESB Welzen, dentre outras.

Rua Planície Alta, 5150, Planície Alta. Tel.: (47) 3147-0046. Site: http://www.kiezenruw.com.br/



Gaspar


Cervejaria Das Bier
Instalada numa área rural, cercada pela natureza, a cervejaria destaca-se pelo estilo arquitetônico e seus ambientes aconchegantes como a cave e o deck. A Das Bier, que em português significa “a cerveja”, oferece os chopes Pilsen (claro), Braunes Ale (escuro), Weizen (trigo), Pale Ale, Stark Bier (Scoth Strong Ale) e Roggen Kölsh.
Idade Mínima: não há restrição desde que acompanhados de responsáveis.
Quantidade de Pessoas por Grupo: 15 pessoas
Tempo da Visitação: 15 minutos
Endereço: Rua Bonifácio Haendchen, 5311 – Belchior Alto
Contatos: 47 3397-8600 – www.dasbier.com.br


Blumenau



Museu da Cerveja

Endereço: Rua XV de novembro, 160 – Praça Hercílio Luz

Tel: (47) 3326-6791

Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Sábados, domingos e feriados das 10h às 16h.

www.turismoblumenau.com.br




Cervejaria Bierland

Bierland significa terra da cerveja, uma homenagem a Blumenau. A fábrica possui um bar anexo, assim os visitantes podem visitar e degustar os sabores dos chopes e cervejas nas variedades Pilsen, Bock, Weisen e Pale Ale.

Capacidade: 20 pessoas por grupo

Não permitem a visitação de menores de idade, mesmo estando acompanhados de seus responsáveis.

Tempo de visitação: aproximadamente 30 minutos

Endereço: Rua Gustavo Zimmermann, 5361 – Itoupava Central

Tel: (47) 3337-3100 – www.bierland.com.br




Cervejaria Eisenbahn

Fundada em 2002, a Eisenbahn buscou a melhor matéria-prima disponível na Europa e um mestre cervejeiro alemão com 30 anos de experiência, formado na mais conceituada Universidade de Cervejeiros do mundo, a Weihenstephan, na Alemanha. Produz uma variedade de 11 cervejas, entre elas a Lust, cerveja feita pelo método champenoise, um licor feito de cerveja, único no Brasil. A Eisenbahn produz aproximadamente 200 mil litros de cerveja/mês, vende para 17 estados brasileiros e exporta para os EUA e Suíça.

A Eisenbahn não permite mais a visitação a sua fábrica.

Endereço: Rua Bahia, 5181 – Salto Weissbach – Blumenau – SC

Tel: (47) 3488-7307 – www.eisenbahn.com.br




Cervejaria Wunder Bier

Fundada em outubro de 2007, a cervejaria oferece aos visitantes vários tipos de chopes: Hefe-Weizenbier (trigo), Schwarzbier (escuro) e Lager Hell. O chope Lager é um pilsen primitivo de origem, que resulta em uma cor mais acentuada e sabor mais intenso.

Não faz mais visitação a fábrica.

Endereço: Rua Fritz Spernau, 155 – Fortaleza – Blumenau – SC

Tel: (47) 3339-0001 – www.wunderbier.com.br



Caminhos do Alto Vale

Ibirama



cervejaria handwerk HANDWERK CERVEJARIA  Este ambiente que já serviu de Hidrelétrica, Fecularia, desativado em 1985, caiu no esquecimento e tornou-se um velho rancho de madeira, que a partir de 2009 foi completamente restaurado por um grupo de empreendedores interessados em produzir cervejas e chopes verdadeiramente artesanais e de qualidade com variados estilos. Que podem ser consumido no restaurante anexo à fábrica, que atende de quartas a domingos a partir das 17h. Ou adquiridos diretamente na fábrica no horário comercial de segunda a sábado. Localizada, em Ibirama na Rua Duque de Caxias, 239. Telefone (47) 3357-3343 (fábrica) ou 3357-4624 (restaurante).




cachaça moser
ERMINIO MOSER
O Sr. Ermínio Moser e família que dedicam-se  à lavoura sem o uso de agrotóxicos e à produção de cachaça artesanal, fabricada desde 1960. 
Endereço: Rua Ascurra, 122 -  Nova Stettin – Ibirama – SC  -  Contato:  Fone (47) 31720016

JAIME POSSAMAI
Já o Sr. Jaime  Possamai, dedica-se à produção de doce de frutas, melado e cachaça artesanal, bebida que produz aproximadamente 6.000 litros por ano.
Endereço: Estrada Geral, sn – Localidade Sellin – Ibirama - SC
Contato:  Fone (47) 91646330
 



Lontras


Holzweg Cervejaria
Endereço: Rua Paulo Alves do Nascimento, 387 – Centro
Contatos: 47 3523-0277 / 8819-8817 / 8817-9462 – www.holzweg.com.brwww.facebook.com/cervejariaholzweg


Braço do Trombudo


IMG-20170329-WA0026
​BESSER BIER
A Besser Bier é uma microcervejaria que iniciou suas atividades no final de 2015. Com capacidade de produção de até 4000L/mês, segue os tradicionais estilos da escola alemã.
É localizada no interior da cidade de Braço do Trombudo, na localidade de Ribeirão Ernesto, na propriedade da família Eddinger, conta com equipamentos de primeira linha, mão de obra especializada e trabalhamos com as melhores matérias primas, todas importadas, sendo da Alemanha, Bélgica e Patagônia.
A Besser Bier traz o que há de melhor no mundo das cervejas artesanais. Não é preciso ir até a Baviera para beber uma autêntica cerveja, nós trazemos até você.
Nossa estimativa para 2017 é de crescimento. Estamos aumentando nossa capacidade de produção para poder atender a todos da melhor forma possível.
Hoje contamos com 6 estilos de cervejas, a Oktoberfest, Pilsener, Hefeweizen, Kristall Weisse, Munich e Schwarzbier . Também oferecemos um copo de cristal para cada estilo, pois cada cerveja tem um copo apropriado para ser degustada. Além das cervejas em garrafas, também temos o Chopp em barris de 30 e 50 litros.
Contato: (47) 9 9997-9959 / (47) 9 9666-9707
Estrada Geral Riberão Ernesto, SN
Braço do Trombudo / SC





Cervejaria Casa da Oma
Após o retorno de um amigo, de uma viagem à Alemanha, no ano de 2008, este comentou sobre a qualidade das cervejas daquele país. Isto despertou a curiosidade de como se produzir uma cerveja artesanal com as mesmas condições e qualidade daquele país. Na oportunidade, foi adquirido o primeiro kit cervejeiro, em panelas, e deu-se início à produção das primeiras cervejas artesanais, produzindo-se, inicialmente, cerveja de trigo (Weissen). Até hoje, lembra-se do som emitido quando do destampe da primeira garrafa produzida. Entretanto, mesmo após algumas outras receitas desenvolvidas, devido aos compromissos profissionais diários de seus responsáveis, acabou-se por não se dedicar, como necessário, à produção da cerveja e o projeto foi, ao menos momentaneamente, esquecido. No final do ano de 2014, em um encontro de seis amigos, enquanto degustavam cervejas artesanais, retomou-se a ideia, questionando-se, uns aos outros, o porquê não desenvolverem, em conjunto, uma receita própria. Empolgados, comprometeram as férias daquele ano e, com o empenho dos seus décimos terceiros salários, adquiriram um equipamento semiautomatizado visando, desde aquele momento, uma produção mais qualificada. Assim, retomaram a produção de cervejas artesanais, fabricando-as durante as noites, finais de semana e feriados, ainda em razão das suas atribuições profissionais. Passados pouco tempo do reinício da produção, quando perceberam, amigos e conhecidos estavam pedindo as cervejas produzidas para degustarem e estas começaram a estar cada vez mais presentes entre os seus círculos de amizade. Logo, então, decidiu-se dar um segundo passo e montar uma cervejaria, devido ao sucesso da mesma e a produção destinada também a comercialização, assim tornamo-nos uma cervejaria cigana, para uma produção de maior dimensão. Com tudo organizado, chegou-se ao dilema do nome. E, depois de muitas análises e pesquisas, escolheram o nome SIX, em homenagem aos seis amigos que iniciaram esta empreitada e, igualmente, de uma forma carinhosa, a todos os amigos existentes, porque entende-se que devemos valorizar as amizades e, ao lado delas, celebrarmos a vida!
Endereço: Rua dos pioneiros, 146
Bairro: Centro
Cidade: Braço do Trombudo. SC
Contato: Mateus Peyerl – (47) 3547-0335 / 9 9729-5028 / 9 9628-1413
www.sixhomebrew.com.br
Email: contato@fogodacana.com.br
Horário de Funcionamento: Mediante agendamento para visitação com os telefones acima, ou horário comercial durante a semana.


Vale do Contestado

Videira


Cervejaria Basement
Programas de visitação estarão disponíveis a partir do mês de Agosto/2015.
Endereço: Rua Victor Meirelles, 761 – Matriz
Contatos: 49 3566-4016 – www.basementcervejas.com.brwww.facebook.com/basementcerveja
 


Treze Tílias


Vinícola Kranz
A Vinícola Kranz utiliza uma das mais modernas tecnologias de fabricação, com equipamentos importadas da Itália e adaptados para obter mais eficiência, segurança e qualidade na produção de merlot, cabernet sauvignon, rose, chardonnay, viognier, sauvignon blanc e espumantes. A Kranz possui um amplo receptivo para turistas, com visitações técnicas, bistrô, área de tecnologia e loja ao varejo. A Kranz é a única do Brasil que produz no processo “cold pressing”de tecnologia austríaca, sucos integrais 100% puros de maçã, pera e diversas frutas silvestres. Oferece também uma linha exclusiva de Delikatessen, como geleias, doces de corte, chocolates especial, etc. Pela tecnologia e gestão aplicadas no projeto da Vinícola, a Kranz foi a vencedora do Prêmio Nacional de Inovação 2012 ALI-Indústria. A Kranz possui um amplo receptivo para turistas, com visitações técnicas, bistrô, área de tecnologia e loja ao varejo.

Contatos: 49 3537-0833 – vinhos@vinicolakranz.com.br – www.vinicolakranz.com.br

Endereço: Rua dos Pioneiros, 220 – Centro 89650-000


Água Doce


Vinícola Villaggio Grando
“Um dos grandes lugares do mundo para se plantar uva para a produção de vinhos de qualidade”. Essa foi a opinião de um produtor francês amigo da família Grando sobre a propriedade da vinícola , localizada em Água da Doce. Hoje a Villaggio Grando investe sem parar no controle da qualidade e no melhoramento da sua linha de produção. A  empresa conta com mais de 100 variedades de vitis viniferas e uma linha de produção que engloba tintos, brancos, rosé e espumantes. Visitações de 9:00h – 12:00h e 15:00h - 16:30h, de segunda a sexta.

Contatos: 49 3563-1188 – comercial@villaggiogrando.com.br


Costa Verde e Mar

Itapema


Cervejaria 3 Mestres
Programação para visitação, somente com data e hora, visto as fabricações.

Endereço: Rua 266, 466 – Meia Praia

Contatos: 47 3368-3303 – cervejaria3mestres@ig.com.brwww.facebook.com/choperia3mestress


Itajaí



Villa Prando Vinícola




A Villa Prando Vinícola elabora vinhos finos de alta qualidade, dentro da filosofia de valorizar o terroir, a tradição, a persistência, a arte e a dedicação do ser humano.Os vinhos da Villa Prando são elaborados dentro de norma de rastreabilidade com seleção rigorosa de vinhedos localizados nas altitudes da Serra Catarinense.Intitulada como Villa Prando Vinícola, a marca está altamente relacionada ao local onde foi fundada. Com sua sede em Itajaí - SC, a Vinícola leva um pouco da história da cidade para os seus produtos tentando resgatar símbolos que representem a região. A cidade de Itajaí está localizada no litoral norte de Santa Catarina e tem em sua economia base o setor portuário e o turismo de lazer com suas belíssimas praias. Por se tratar de uma cidade litorânea onde parte da sua economia está relacionada ao mar, a Villa Prando homenageou como símbolo em sua marca o Poseidon, Deus supremo do mar. A Vinícola também leva o nome de seu fundador Honório Francisco Prando, Engenheiro Agrônomo, Dr. e Produtor Rural.Villa Prando Vinícola, não é apenas mais uma vinícola. É também uma história de vida! Aqui se encontram a qualidade dos vinhedos de altitude com a sensibilidade do litoral catarinense, somados à divergência dos contrários, na mais bela harmonia! Você é bem-vindo a Villa Prando para conhecer e degustar! 




O vinho artesanal é diferente, tem alma, porque é elaborado com muito amor e paixão. Isso faz a diferença. Venha e prove!




EndereçoAlameda Mata Atlântica, 1224 - Itaipava. CEP 88316-405 - Itajaí - Santa Catarina 




Fone: 47 3348.5710  -  Site: http://www.villaprando.com.br



Grande Oeste

Chapecó


Dalla Cervejaria
A Dalla Cervejaria iniciou seu processo produtivo em 2011, apresentando para todo oeste catarinense a cultura das cervejas produzidas de acordo com a lei da pureza alemã. A Dalla Cervejaria possui anexo a fábrica um bar que permite ao público visualizar todo o processo produtivo e degustar as variedades de chopp, apreciando a culinária local. Tipos de chopp produzidos: Pilsen, Gold (não filtrado), Weiss (trigo), Munich (escuro). Agende sua visita na fábrica  acompanhada pelo mestre cervejeiro.
Endereço: Avenida Nereu Ramos – E, 1266 – Centro
Contatos: 49 3328-0110 – www.dallacervejaria.com.brwww.facebook.com/cervejariadalla


Caminho dos Príncipes

Joinville


Cervejaria Volksbier
Endereço: Rua Bagé, 709 – Anita Garibaldi

Contatos: 47 3455-0644  / 9117-0324 – www.facebook.com/volksbier

Reservas pelo telefone.


Jaraguá do Sul



Cervejaria Karsten

A Cervejaria Karsten não possui um bar de fábrica, mas possuem visitações acompanhadas com um mestre cervejeiro, com agendamento prévio, podendo receber um grupo de até 20 pessoas.  Para atender a esta visitação é cobrado um valor de R$20,00 por pessoa, onde estão incluídos além da visitação técnica pela fábrica, degustação de frios (400 a 450 gramas, incluindo salame defumado, copa defumada, lombo defumado, linguiças, queijos coloniais, azeitonas, patê de linguiça com pães), 10 litros de chopp. A fábrica é pequena, limitando-se apenas a capacidade de 2.500 litros por mês, ainda não engarrafam, com o lema: "somos iguais a coração de mãe: sempre há espaço para mais um". Endereço: Rua 1097, Nº11 - Três Rios do Sul - 89254-214. Contatos: 47 3058-3338 - 47 9953-6650 - www.cervejariakarsten.com.br - contato@cervejariakarsten.com.br - www.facebook.com/cervejaria.karsten




Cervejaria Königs Bier                                                                                                                                                                                                      A Königs Bier nasceu em Jaraguá do Sul, cidade colonizada por Imigrantes Alemães, na região norte de Santa Catarina. Com eles vieram os grandes bailes, desfiles, e os clubes  com suas competições de tiro (nas quais eram escolhidos os reis e rainhas do tiro). A palavra Königs significa Rei, e a marca Königs Bier é um resgate dessas tradições e uma homenagem aos reis do tiro dos clubes e sociedades da região. Iniciou seu processo produtivo em 2007, produzindo todas as suas cervejas dentro da Lei da Pureza Alemã. Tipos de Chopes Produzidos: Pilsen, Bock, IPA, Rauch Bier (defumado), Weizen (Trigo), Imperial Stout, Barley Wine. Agende sua visita na fabrica. Endereço: Rua Erich Sprung, 215 – Água Verde. Contatos: 47 – 3370 – 5544 www.konigsbier.com.br  - dennis@konigsbier.com.br  - www.facebook.com./konigs.bier.5




 



Serra Catarinense

São Joaquim


Vinícola Leone di Venezia
Instalada em São Joaquim, numa altitude média de 1.280 metros, a Vinícola Leone di Venezia está integrada à paisagem do Morro Agudo e do Rio Antonina. Em 2008 foram plantadas as primeiras parreiras, que somam hoje cinco hectares. Buscando preservar as tradições italianas da família originária da Região de Veneza, são cultivadas variedades emblemáticas daquele país, como as tintas Sangiovese, Montepulciano, Refosco, Primitivo e as brancas Gewurstraminer e Garganega. A arquitetura de todas as construções também mantém a tradição italiana. Vinícola de pequeno porte, utiliza moderna tecnologia para a produção de vinhos no estilo italiano de alta  qualidade, maximizando as peculiaridades de cada variedade, dentro das excelentes condições deste particular terroir de altitude. A condução das parreiras segue mais modernas técnicas agronômicas, buscando uvas de alta qualidade com total respeito ao meio ambiente. Em breve programação para recepcionar turistas.

Contatos: 49 9967-3668 – spbianco@terra.com.br

 

Vinícola Sanjo 
A Sanjo, fundada por imigrantes japoneses, traz um novo jeito de fazer vinhos de alta qualidade no Brasil. Diferente da maioria das vinícolas, a empresa produz vinhos longevos, que são colocados à venda apenas depois de um longo repouso, de no mínimo cinco anos. O detalhismo e a disciplina nipônica se refletem em cada etapa do processo de fabricação, originando vinhos de alta qualidade, que já colecionam prêmios no Brasil e no Exterior. Dispomos de 4 horários para visitações de Segunda a Sábado: Manhã 8:30h – 10:30h e Tarde 14:00h – 16:00h.  As visitas podem ser agendadas pelo telefone ou na loja da Sanjo.

Contatos: 49 3233-7300 – 49 3233-7348 – vinhos@sanjo.com.br – www.sanjo.com.br

Endereço: Av. Irineu Bornhausen, 677 – São Joaquim - SC

 

Vinícola Villaggio Conti
A Vinícola Villaggio Conti é o resgate de nossas origens do norte da Itália. A expressão máxima de castas italianas no terroir de altitude do Brasil. O projeto teve início em 2009 e hoje conta com 8 hectares plantados. Na coleção de uvas viníferas destacam-se as brancas Vermentino, Ribolla Gialla e Greghetto e entre as tintas a Sangiovese, Montepulciano, Teroldego e Nero d’Avola. Está prevista a produção de espumantes e vinhos tranquilos varietais e de corte. O conceito que está sendo utilizado na construção da futura cantina é o da gravidade no transporte da uva, mosto e vinho. Os materiais utilizados são locais, como as pedras retiradas na preparação do vinhedo usadas na adega subterrânea. Energia renovável, solar e eólica, em busca da sustentabilidade.

 Contatos: 21 9851-6247 – villaggioconti@gmail.com

Endereço: Estrada Geral Pericó – Santa Izabel, localidade Cadete.

 

Vinícola Hiragami 
Em 2006, após cinco anos de observações e estudos, a Vinícola Hiragami implantou no planalto de São Joaquim, a 1.427 metros de altitude, o seu primeiro vinhedo para cultivo comercial, sendo as principais variedades o Cabernet Sauvignon, Merlot e e Sauvignon Blanc. A empresa tem como característica a produção de vinhos de excelência, cuidadosamente elaborados, primando pela qualidade desde a etapa da produção das uvas, seleção dos cachos e envase.

Contatos: 49 3233-6900 – hiragami@hiragami.com.br – www.hiragami.com.br

 

Vinícola Villagio Bassetti 
A Villagio Bassetti iniciou suas atividades em 2005, sempre fiel ao preceito de “dar  tudo  À uva no campo para extrair o melhor dela na vinícola”. Com 14 hectares de vinhedos – Pinot Noir, Merlot, Cabernet Sauvignon, Sangiovese e Sauviginon Blanc – e uma moderna vinícola às margens da SC 114, a apenas 10km de São Joaquim, está pronta para receber turistas e amigos do vinho para uma experiência enoturística inesquecível. Saúde!

Contato: 49 9182-8862 – atendimento@villaggiobassetti.com.br

 

Vinhedos do Monte Agudo
Com o plantio em 6 hectares das variedades Chardonnay, Cabernet Sauvignon e Merlot, a Vinhedos do Monte Agudo iniciava em 2005, suas atividades. As mudas foram trazidas da França e se adaptaram bem na região de São Joaquim. De lá pra cá, a empresa se consolidou. Os serviços ao cliente são oferecidos: almoço e jantar  harmonizado, e a degustação ao por do sol. É necessário fazer reserva antecipadamente.

Contatos: 49 9985-1446 – 49 9969-9777 – 49 3015-9177 – vinhedos@monteagudo.com.brpatrícia@monteagudo.com.br - www.monteagudo.com.br

 

Vinícola Suzin
A Vinícola Suzin, localizada na cidade de São Joaquim foi a primeira a produzir uvas em escala comercial na região, o vinhedo é composto pelas variedades Cabernet Sauvignon 4 ha, Merlot 3 ha e o restante  da área com Sauvignon Blanc, Pilot Noir, Petit Verdot, Cabernet Franc e Malbec que juntas somam mais de 3 ha.

A mistura de pioneirismo e inovação é a marca da vinícola. Seus vinhos tem estilo próprio, os tintos tendo sempre passagem por madeira dependendo do objetivo maior ou menor tempo depermanência, de primeiro, segundo ou terceiro uso, de francês ou americano, são variáveis que vão definir cada vinho da sua linha que são oito no total. A acidez presente sem exagero, os taninos macios e persistentes, o álcool na medida certa e com muita fruta em seu aroma, deixam os vinhos Suzin harmônicos, sendo estas, suas principais características.

Contatos: 49 3233-1038 – vinicolasuzin@gmail.comwww.vinicolassuzin.com.br

 

Vinícola Villa Francioni 

A vinícolaVilla Francioni de São Joaquim, através de seu fundador Dilor Freitas, capacitou a região da serra catarinense para uma nova vocação: a produção de vinhos finos de altitude, com notável superioridade. Além disso, vinícola hoje é procurada por milhares de turistas, que todos os anos conhecem em detalhes em detalhes o projeto inovador e que tem impulsionado o enoturismo em Santa Catarina. Mesmo jovem, a Villa Francioni coleciona prêmios nacionais e o reconhecimento de profissionais do país e até o exterior. Hoje a empresa produz vinhos em três linhas de produtos: Aparados, Joaquim e VF. São produzidos por ano mais de 150 mil garrafas entre espumantes, vinhos brancos, tintos, roses, além dos vinhos de sobremesa. A comercialização dos rótulos iniciou em 2005, pouco tempo depois da morte do fundador. Hoje a empresa familiar é presidida pela filha, Daniela Borges de Freitas. Entre os inúmeros prêmios, a Villa Francioni destaca duas importantes vitórias na publicação: Anuário Vinhos do Brasil 2013, dois rótulos foram premiados: o Villa Francioni Rosé 2011 foi eleito Melhor Rosé do Brasil e o Villa Francioni Colheita Tardia Sauvignon Blanc 2005, foi eleito Melhor Vinho Doce do Brasil. A publicação é organizada pelo jornalista Marcelo Copello com apoio do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho). O enólogo responsável pela produção dos vinhos é Orgalindo Betú, que está na Villa Francioni desde a elaboração dos primeiros rótulos. Turistas e apaixonados pelo mundo do vinho podem conhecer as instalações da empresa durante todos os dias do ano. É preciso apenas fazer a reserva pelo telefone ou pelo site. A visita guiada acontece em três horários por dia, e dura cerca de uma hora e meia. No final acontece a degustação dos rótulos. Uma oportunidade única, para conhecer em detalhes os diferenciais do terroir de altitude, a 1.260 metros acima do nível do mar.

Contatos:  49 3233-8200 – www.villafrancioni.com.brvillafrancioni@villafrancioni.com.br
Endereço: Rodovia SC 114, KM 300 - São Joaquim - SC
 

Vinícola D’Alture
A Vinícola D’Alture prima elegância em seus produtos e a busca da plena satisfação de seus clientes. O plantio dos seus vinhedos teve início em  2002 e, atualmente, a área abrange 14 hectares de uvas Cabernet Sauvignon, Merlot, Sauvignon Blanc, Chardonnay, Malbec, Montepulciano e Sangiovese. Com o conceito de vinícola boutique, a D’Alture possui uma produção limitada e busca satisfazer os paladares mais exigentes.

Contatos: 49 3233-0422 – vinicola_dalture@outlook.comcontato@dalture.comwww.dalture.com.br  – www.facebook.com/dalturevinicola
Endereço: Vinícola - SC 114- São Joaquim, SC
Restaurante Vinopolis - Rua Major Jacinto Goulart, 240 – Centro - São Joaquim, SC -  (49) 3233-0422
 
 

Vinícola Pericó
Os vinhos e espumantes Pericó apresentam propriedades diferenciadas que conquistaram inúmeros prêmios. Isto é resultado dos cuidados em todas as etapas: do preparo do terroir, da seleção das variedades cultivadas a partir de castas francesas, ao manejo no vinhedo, com avaliação global durante o ano. A colheita é no pico máximo de cor, maturação e brix (açúcar natural).

 Contatos: 49 3233-1100 – vinicolaperico@vinicolaperico.com.br – www.vinicolaperico.com.br

Endereço do Show Room: Rua Manoel Joaquim Pinto, Nº 07, Sala 02 – Centro – São Joaquim/SC 88600-000

Horário de Atendimento: 8:00 as 13:00 horas (exceto feriados).


Lages


Lages se encontra em uma posição privilegiada em relação ao enoturismo, pois próximo ao município em direção a São Joaquim, distante 80 km, existem 14 vinícolas do conhecido “Vinhos finos de altitude” estes com várias premiações. Abaixo segue uma relação das vinícolas da região serrana;
ABREU E GARCIA            
Tel: (48) 3322-3995
contato@abreugarcia.com.br        


HIRAGAMI
Tel: (49) 3233-6900
www.hiragami.com.br           


PERICÓ
Tel: (49) 3233-1100
www.vinicolaperico.com.br


VINHEDOS DO MONTE AGUDO
Tel: (49) 9985-1446 / 9969-9777
www.monteagudo.com.br


VILLA FRANCIONI
Tel: (49) 3233-8200
www.villafrancioni.com.br


VINICOLA SUZIN
Tel: (49) 3233-1038
www.vinicolasuzin.com.br


VILLACIO BASSETTI
Tel: (49) 9182-8862
www.villaggiobassetti.com.br


SANJO VINHOS FINOS
Tel: (49) 3233-7300 / 3233-7348
www.sanjovinhosfinos.com.br


VINÍCOLA D'ALTURE
Tel: (49) 3233-0422
www.dalture.com.br


SANTO EMILIO
Tel: (49) 3229-0486 / 3223-0208            


LEONI DI VENEZIA
Tel: (49) 9967-3368        
www.leonedivenezia.com.br


Campo Belo do Sul


Vinícola Abreu Garcia
A Vinícola Boutique Abreu  Garcia está situada a 950 metros acima do nível do mar, em Campo Belo do Sul. Lá são cultivadas sete tipos de uvas que são matéria-prima na criação de infinitas possibilidades para o paladar, entre vinhos brancos, tintos e espumantes. Rodeada de belas paisagens, a Vinícola Boutique está de portas abertas para receber aqueles que quiserem conhecer de perto a Abreu Garcia.

Para trazer um pouco da Serra Catarinense ao litoral, a Abreu Garcia abriu a sua primeira loja de vinhos e acessórios em Florianópolis na Rua Alves de Brito, 209. A loja possui um Espaço Gourmet para eventos fechados com menu harmonizado. Agendamento para visitações na vinícola e eventos na loja serão feitas através dos contatos abaixo.

Contatos: 48 3322-3995 (Loja Florianópolis) – 49 8848-4658 (Vinícola) – contato@abreugarcia.com.brwww.abreugarcia.com.br


Encantos do Sul

Lauro Müller


Cervejaria Lohn Bier
Inaugurada em outubro de 2014, a Lohn Bier é uma cervejaria tipicamente familiar, nascida do hobby de um de seus membros em produzir cervejas artesanais. Do sobrenome alemão Lohn, oriundo da matriarca da família, vem a tradição e a excelência germânica, que refletem no dia-a-dia da empresa e na qualidade superior de suas cervejas.

Localizada aos pés de um dos mais belos cartões postais do Brasil – a Serra do Rio do Rastro, a Lohn Bier se encontra na divisa das cidades de Orleans e Lauro Müller, ao sul de Santa Catarina.

Com uma estrutura de 2.000 m², a cervejaria abriga um pub com capacidade para 60 pessoas, cuja parede de vidro o divide dos tanques de fermentação, proporcionando uma bela mostra do processo de fabricação das cervejas Lohn Bier aos visitantes.

Cervejas: Pilsen, Viena, Weiss, Laguna, Tripel, Quadrupel, Pale Ale (prata no concurso nacional de cerveja em Blumenau), Carvoeira (Tipo Stout).

Mais informações: www.lohnbier.com.br


Forquilhinha




Cervejaria Saint Bier




Em uma forma de homenagear o Estado de Santa Catarina, surge o nome Saint Bier. A intenção era colocar Cerveja Santa Catarina, mas como já existia uma organização de água mineral com este nome não foi possível, sendo colocado então, o “Saint” em inglês e o “Bier” em alemão, que significa Santa Cerveja.  Apesar de estar instalada em Forquilhinha, uma das cidades consideradas mais alemãs do sul do estado, a Cervejaria Saint Bier seria aberta em Araranguá, mas na época o prefeito de Forquilhinha, Paulo Hoepers, ofereceu benefícios para que a instalação acontecesse no município. O fato da cidade ser de colonização alemã e estar no centro dos municípios do extremo sul catarinense foram características primordiais para a instalação da empresa em Forquilhinha. Antes mesmo da Saint Bier estar registrada, porém, os produtos já eram fabricados em níveis de testes em outra cervejaria, no Rio Grande do Sul. Somente em outubro de 2008, com o prédio da Saint Bier pronto, a produção passou a acontecer no sul catarinense.




Horário de funcionamento: O Pub é de quarta a sábado a partir das 18:00h.




E-mail: contato@saintbier.com




Site: www.saintbier.com




Telefone: (48) 3463 3400 ou (48) 3462 8723




Endereço: Av. 25 de Julho, 1303 - Vila Lourdes




Forquilhinha / SC. CEP: 88850-000.




Garopaba


phare2
Cervejaria Phare Garopaba - SC
Sua praia favorita em forma de cerveja!
Inaugurada no final de 2015, a Phare é a primeira microcervejaria da cidade de Garopaba/SC.
Atualmente produzimos 10 estilos de cervejas de alta fermentação, cada uma lembrando uma praia da região.
Sem conservantes, sem corantes, sem aromatizantes. Cervejas saborosas e aromáticas que harmonizam com amigos reunidos, família unida, muitas risadas, comemorações e energias positivas.
www.cervejariaphare.com.br
Instagram: @cervejariaphare
Facebook: /cervejariaphare
Contato: 48 9 9856 6429



Urussanga



Roteiros do Vinho:  Pertencente aos Vales da Uva Goethe, Urussanga comemora no mês de janeiro a Vindima Goethe, um evento típico, organizado pela Associação ProGoethe (produtores da uva e vinho Goethe), que festeja a colheita e a boa safra das uvas que são colhidas neste mês. www.progoethe.com.br




VINÍCOLA TREVISOL -  Principais rótulos: Vinhas do Sol tinto e branco suave e seco, Trevisol suave, seco e rosê, Espumante Moscatel, Casa Del Sole vinhos finos. Parreirais próprios do Goethe. Serviços turísticos: visitação e degustação em horário comercial todos dias. Contatos: 3465-2813, Email: vinhostrevisol@terra.com.br, Site : www.vinhostrevisol.com, Endereço: Estrada Geral, S/N – Rio Caeté - Urussanga. 




Vinícola Irmãos Felipe Azambuja

Pedras Grandes, 11 km de Urussanga.

Fone: (48) 3659-0177.




VIGNA MAZON - Vinhos, Turismo & Eventos:  Principais rótulos: Dentre seus produtos, destacam-se os vinhos, frisantes e espumantes da uva Goethe como os vinhos Mazon Goethe e a Linha Augusta, o frisante Nascondiglio di Goethe e os espumantes da Linha Vigna Mazon - Demi-Sec e Brut, ambos produzidos através do método tradicional ou champenoise.Parreirais próprios. Serviços turísticos: Visita à vinícola, degustação sob reserva, pousada, local para eventos, refeições para grupos. Site: www.mazon.com.br, Contatos: Vinhos - 48 3465 1227, vinícola@mazon.com.br, Turismo & Eventos - 48 3465 1500, mazon@mazon.com.br, Endereço: Estrada Geral s/nº, São Pedro, Urussanga.




VITIVINICOLA URUSSANGA LTDA ME - Produtos: Vinhos Brancos, Tintos e Espumantes (Primeiro Espumante Goethe do mundo). Principais rótulos: Casa Del Nonno, Bottiglia Rosata, Damari, Goldener  Tropfen, Peccato Bianco. Vinhedo Próprio. Serviços turísticos: Atendimento com visitação e degustação, inclusive grupos. Contatos: Tel (48) 3465 1693, contato@casadelnonno.com.br, Endereço: Vales da Uva Goethe - Rua Olivio Gealdini Mariot, 79 Centro - Urussanga - SC,CEP 88840-000. Site: www.casadelnonno.com.br




VINÍCOLA DE NONI - Principais rótulos: Bordô seco e suave; Niágara seco e suave, Valdemar Goethe, Moscato Demi-sec e seco; Cabernet Sauvignon,, espumante Moscatel suave e espumante brut. Serviços turísticos: visitação e degustação em horário comercial de segunda a sábado e no domingo das 9 às 16 horas. Contatos: 3465-3744 / 99377502 email:vinicoladenoni@hotmail.com, Endereço: Estrada Geral São Pedro, Urussanga, SC



Agenda
Pesquisar