História e Cultura

Santa Catarina está repleta de atrações históricas e culturais. O estado possui inúmeros conjuntos arquitetônicos tombados pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), igrejas, museus, memoriais e monumentos, além de importantes sítios arqueológicos. Há ainda teatros, cinemas e espaços culturais nas principais cidades catarinenses, onde você pode assistir a peças, filmes, shows e exposições de artistas locais, nacionais e estrangeiros.

Contemple o rico patrimônio histórico catarinense, repleto de influências europeias.

Depois da chegada dos descobridores portugueses, Santa Catarina recebeu ao longo dos séculos levas de imigrantes alemães, italianos e, em menor número, açorianos, poloneses, ucranianos, holandeses, austríacos e japoneses, entre outros. A arquitetura típica e os monumentos encontrados em cada município remetem à cultura de seus colonizadores, sendo possível encontrar uma grande variedade de estilos em todo o estado. São ao todo 22 conjuntos arquitetônicos tombados pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), além das edificações tombadas pelo Estado e pelos municípios. Museus e memoriais preservam importantes acervos históricos de cada região.

Conheça reservas indígenas que abrigam os descendentes dos primeiros habitantes das terras catarinenses.

Registros arqueológicos demonstram que a ocupação indígena em Santa Catarina se deu há, pelo menos, 5.000 anos. Atualmente, existem índios das etnias Kaingang, Guarani e Xokleng vivendo em reservas no Alto Vale do Itajaí, no norte e oeste do estado. Visitar suas aldeias é uma boa forma de conhecer melhor a cultura desses povos.

Descubra dezenas de sambaquis, sítios arqueológicos e outros vestígios pré-históricos.

Existem vestígios da presença humana de 8.000 anos atrás em terras catarinenses. Santa Catarina possui diversos sítios e museus arqueológicos que preservam relíquias pré-históricas, artefatos de pedra lascada e de pedra polida, ossadas e fósseis. Os sambaquis (locais onde os índios processavam alimentos e sepultavam os mortos) também são destaque no estado. No município de Jaguaruna existem mais de 30 sambaquis, incluindo um dos maiores do mundo, com área de 10 hectares e até 30 m de altura.

Divirta-se fazendo programas culturais.

Assistir a espetáculos teatrais, visitar exposições de arte, ver filmes e apresentações musicais são algumas das atividades culturais que você pode fazer em Santa Catarina. As principais cidades catarinenses possuem cinemas, teatros, galerias e outros espaços alternativos que abrigam as mais diversas expressões artísticas e culturais.